Mais informações

Mini Bio

Otávio Barata nasceu em 1994 em São Paulo Capital, onde reside. Graduou-se em Artes Visuais no Instituto de Artes da UNESP e Realizou em 2016 um intercâmbio para o Département de Arts da Faculté des Humanités de l’Université de Lille 3, França. Participa do Grupo de Pesquisa “Poéticas Híbridas” da UNESP, do Grupo de Estudos “[G>E] Maior que Eu” organizado por Karlla Girotto. Participou de exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Statement

Minha produção teve seu início com práticas focadas no exagero dos  processos de manufatura da pintura, em uma investigação por novas formas de pintar, abordando o fazer artístico enquanto um laboratório de experiências estéticas.

Recentemente tenho realizado obras biográficas, combinando texto e imagem em linguagens e técnicas variadas, que nomeio como Práticas Psicanalíticas de Guerrilha, questionando a distinção entre o individual e o coletivo, íntimo e público, enxergando no humor uma ferramenta para a reflexão. 

Realizo esses trabalhos encarando a arte como um espaço formativo do indivíduo, que práxis é igual a poiesis, e que o que fazemos depende e afeta outras pessoas, um processo interno e comunitário para entender o mundo em que vivo junto aos outros.

Minha ambição é que toda obra que eu crio seja uma experiência estética, seja algo que mude a minha vida, que me faça questionar e raciocinar, que me aproxime dos meus ideais e que me ajude a efetivar meus anseios políticos.